
A partir de 1º de julho, a Avenida Dom Aguirre passará por uma série de obras para a elevação da altura em alguns trechos da pista, a readequação do sistema viário e o aumento da vazão do rio Sorocaba.
O objetivo do projeto é reduzir em aproximadamente 90% os transtornos provocados pelas inundações em períodos de chuvas mais intensas, além de melhorar o fluxo do trânsito no local.
A maior parte das intervenções será realizada durante todo o mês de julho, período em que a avenida estará completamente interditada. A interdição ocorrerá entre a Praça Dom Tadeu Strunck, em Pinheiros, até a Ponte Padre Madureira, em frente ao Corpo de Bombeiros. A Urbes – Trânsito e Transportes manterão sinalização e materiais informativos para orientar os motoristas sobre rotas alternativas de tráfego, além de ampliar as equipes de agentes de trânsito.
A Urbes – Trânsito e Transportes interditará esta parte da avenida será totalmente em julho, em razão do menor volume de trânsito notado neste período, mas enfatiza a conscientização dos motoristas durante as obras.
Se o motorista sorocabano já souber de rotas alternativas, deve se planejar antecipadamente para alterar seu trajeto e que tenha muita paciência, pois teremos problemas de congestionamento, uma lentidão muito grande.
De acordo com a Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe), as intervenções que demandarão mais atividades serão realizadas em julho em período integral. A partir de agosto, as pistas serão liberadas e continuarão intervenções de menor impacto, que devem ir até o final do mês.
O projeto foi desenvolvido a partir de estudos da Urbes, Seobe e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), intensificados em razão das chuvas registradas no início do ano, o maior índice nos últimos 40 anos.
O projeto apresentou o menor custo benefício entre as alternativas técnicas avaliadas, a partir de sugestões, estudadas com profundidade e conseguimos apresentar uma solução para uma questão que trazia grandes transtornos à população.
De acordo com os levantamentos feitos, o prefeito exemplificou que, com as mudanças na avenida, caso ocorram chuvas semelhantes às do início de 2010, os trechos da Dom Aguirre na Praça Lions e na Ponte Francisco Delloso não precisão ser totalmente bloqueados.
Obras em três etapas
As melhorias serão efetuadas em três etapas, em aproximadamente 1.300 metros de extensão, resultando em uma área pavimentada de 25 mil metros quadrados.
As principais mudanças serão desenvolvidas no segundo trecho da avenida, localizado entre a Ponte Francisco Delosso e a Praça Lions, área com maior incidência de alagamentos.
Enquanto a pista será elevada em cerca de 70 cm no entorno da ponte, na Praça Lions a avenida terá sua altura ampliada em aproximadamente 1,7 metro. A diferença se deve às limitações de altura impostas pelos pilares da ponte.
De acordo com o projeto, os motoristas passarão a dispor de quatro faixas para acessar a Avenida Afonso Vergueiro, sendo que a faixa mais à direta permitirá a passagem livre.
Já os que pretendem fazer o caminho inverso, contarão com três faixas, também com passagem livre à direita. Com as mudanças, a expectativa é de que o trecho não necessite ser completamente fechado em períodos chuvas mais intensas.
As intervenções preliminares começarão na próxima terça-feira, 15 de junho, entre o Corpo de Bombeiro e a Rua Humberto Berlink, com o alteamento da pista em cerca de 80 cm de altura.
O trecho terá uma faixa de cada uma das duas pistas interditadas. Já, a partir de 1º de julho, as obras exigirão a interdição de toda a avenida.
O cronograma prevê a execução das obras, a partir de agosto, com a elevação da pista também em cerca de 80 cm nas proximidades da Ponte de Pinheiros, entre a Rua Juvenal de Campos e a Praça Dom Tadeu Strunck. Para a elevação de trechos da pista, estima-se a utilização de 15 mil metros cúbicos de terra e material asfáltico. O investimento das obras é de aproximadamente R$ 5 milhões.
Maior vazão ao rio
O Saae desenvolverá algumas intervenções significativas visando a minimização das ocorrências de alagamentos na Avenida Dom Aguirre, em períodos de fortes chuvas.
Uma delas será o rebaixamento da calha do rio Sorocaba em alguns trechos, que refletirá principalmente em maior velocidade em sua vazão. Essa intervenção terá início com o trabalho de batimetria, que consistirá no estudo e avaliação da real situação atual do fundo do rio.
Outra intervenção é o desvio da foz do córrego Supiriri, que deságua diretamente no rio Sorocaba, nas proximidades da Usina Cultural, e acaba interferindo na vazão e velocidade de suas águas.
Esse desvio da foz do Supiriri vai ser realizado com o corte de um talude hoje existente no local e o redirecionamento de suas águas por meio da colocação de grandes pedras.
Finalizando as ações, o rio Sorocaba voltará a receber os serviços de desassoreamento, desta vez num trecho mais extenso, compreendido entre a foz do córrego Água Vermelha (confluência das avenidas Washington Luiz e Dom Aguirre) e a ponte da rodovia Emerenciano Prestes de Barros (ponte do Parque São Bento).
Essa intervenção está sendo objeto de licitação por parte da autarquia e deverá demandar o emprego de diversos equipamentos, cada um deles devidamente adequado às características dos pontos a serem trabalhados, incluindo draga convencional; concha drag-line e escavadeiras hidráulicas (convencionais ou de longo alcance).
Nos trechos em que não for possível remover os materiais dessa forma, serão utilizadas dragas que trabalham por sucção.
O objetivo do projeto é reduzir em aproximadamente 90% os transtornos provocados pelas inundações em períodos de chuvas mais intensas, além de melhorar o fluxo do trânsito no local.
A maior parte das intervenções será realizada durante todo o mês de julho, período em que a avenida estará completamente interditada. A interdição ocorrerá entre a Praça Dom Tadeu Strunck, em Pinheiros, até a Ponte Padre Madureira, em frente ao Corpo de Bombeiros. A Urbes – Trânsito e Transportes manterão sinalização e materiais informativos para orientar os motoristas sobre rotas alternativas de tráfego, além de ampliar as equipes de agentes de trânsito.
A Urbes – Trânsito e Transportes interditará esta parte da avenida será totalmente em julho, em razão do menor volume de trânsito notado neste período, mas enfatiza a conscientização dos motoristas durante as obras.
Se o motorista sorocabano já souber de rotas alternativas, deve se planejar antecipadamente para alterar seu trajeto e que tenha muita paciência, pois teremos problemas de congestionamento, uma lentidão muito grande.
De acordo com a Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe), as intervenções que demandarão mais atividades serão realizadas em julho em período integral. A partir de agosto, as pistas serão liberadas e continuarão intervenções de menor impacto, que devem ir até o final do mês.
O projeto foi desenvolvido a partir de estudos da Urbes, Seobe e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), intensificados em razão das chuvas registradas no início do ano, o maior índice nos últimos 40 anos.
O projeto apresentou o menor custo benefício entre as alternativas técnicas avaliadas, a partir de sugestões, estudadas com profundidade e conseguimos apresentar uma solução para uma questão que trazia grandes transtornos à população.
De acordo com os levantamentos feitos, o prefeito exemplificou que, com as mudanças na avenida, caso ocorram chuvas semelhantes às do início de 2010, os trechos da Dom Aguirre na Praça Lions e na Ponte Francisco Delloso não precisão ser totalmente bloqueados.
Obras em três etapas
As melhorias serão efetuadas em três etapas, em aproximadamente 1.300 metros de extensão, resultando em uma área pavimentada de 25 mil metros quadrados.
As principais mudanças serão desenvolvidas no segundo trecho da avenida, localizado entre a Ponte Francisco Delosso e a Praça Lions, área com maior incidência de alagamentos.
Enquanto a pista será elevada em cerca de 70 cm no entorno da ponte, na Praça Lions a avenida terá sua altura ampliada em aproximadamente 1,7 metro. A diferença se deve às limitações de altura impostas pelos pilares da ponte.
De acordo com o projeto, os motoristas passarão a dispor de quatro faixas para acessar a Avenida Afonso Vergueiro, sendo que a faixa mais à direta permitirá a passagem livre.
Já os que pretendem fazer o caminho inverso, contarão com três faixas, também com passagem livre à direita. Com as mudanças, a expectativa é de que o trecho não necessite ser completamente fechado em períodos chuvas mais intensas.
As intervenções preliminares começarão na próxima terça-feira, 15 de junho, entre o Corpo de Bombeiro e a Rua Humberto Berlink, com o alteamento da pista em cerca de 80 cm de altura.
O trecho terá uma faixa de cada uma das duas pistas interditadas. Já, a partir de 1º de julho, as obras exigirão a interdição de toda a avenida.
O cronograma prevê a execução das obras, a partir de agosto, com a elevação da pista também em cerca de 80 cm nas proximidades da Ponte de Pinheiros, entre a Rua Juvenal de Campos e a Praça Dom Tadeu Strunck. Para a elevação de trechos da pista, estima-se a utilização de 15 mil metros cúbicos de terra e material asfáltico. O investimento das obras é de aproximadamente R$ 5 milhões.
Maior vazão ao rio
O Saae desenvolverá algumas intervenções significativas visando a minimização das ocorrências de alagamentos na Avenida Dom Aguirre, em períodos de fortes chuvas.
Uma delas será o rebaixamento da calha do rio Sorocaba em alguns trechos, que refletirá principalmente em maior velocidade em sua vazão. Essa intervenção terá início com o trabalho de batimetria, que consistirá no estudo e avaliação da real situação atual do fundo do rio.
Outra intervenção é o desvio da foz do córrego Supiriri, que deságua diretamente no rio Sorocaba, nas proximidades da Usina Cultural, e acaba interferindo na vazão e velocidade de suas águas.
Esse desvio da foz do Supiriri vai ser realizado com o corte de um talude hoje existente no local e o redirecionamento de suas águas por meio da colocação de grandes pedras.
Finalizando as ações, o rio Sorocaba voltará a receber os serviços de desassoreamento, desta vez num trecho mais extenso, compreendido entre a foz do córrego Água Vermelha (confluência das avenidas Washington Luiz e Dom Aguirre) e a ponte da rodovia Emerenciano Prestes de Barros (ponte do Parque São Bento).
Essa intervenção está sendo objeto de licitação por parte da autarquia e deverá demandar o emprego de diversos equipamentos, cada um deles devidamente adequado às características dos pontos a serem trabalhados, incluindo draga convencional; concha drag-line e escavadeiras hidráulicas (convencionais ou de longo alcance).
Nos trechos em que não for possível remover os materiais dessa forma, serão utilizadas dragas que trabalham por sucção.
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